PASQUIN POLITICO COLOMBIANO

ESTE ES UN BLOG CREADO POR RICARDO PARA QUE TODOS, TANTO NATIVOS COMO EXTRANJEROS, CONOZCAN ALGO DE LA REALIDAD DE NUESTRA BELLA PATRIA COLOMBIANA. TE INVITAMOS A QUE DEJES TUS COMENTARIOS SOBRE LOS ARTICULOS QUE ENCONTRARAS AQUI

sábado, 21 de mayo de 2011

ARACY CORTES

O vatapá, das comidas brasileiras/-quem negará?-/ é a primeira das primeiras/ e sabe bem, /como o quë leva pimenta e dendé./ Mas arde tanto também,/ que pouca gente agüenta/ Leva piräo de farinha,/ jiló picadinho, seu quingombö,/ peixe desfiado ou galinha,/ seu cocö queré,/ de se ficar todo babado, depois de o comë...",Maria da Piedade.
-Receita de vatapá: tem musica de Paulinho Sacramento e letra de Bastos tigre:
"O vatapá, comida rara, é assim, iaiá que se prepara./ Vocé limpa a panela bem limpa,/ quando o peixe lá dentro ya está,/ bota o leite de coco, ou gengibre,/ a pimenta-da-costa e o fubá./ O camaräo torradinho se ajunta/ ao depois da cabeza tirada..."
-"Linda Flor" de Luiz Peixoto e Marques Porto, cantada por Aracy, um dos momentos mais lindos da musica popular brasileira:
"Ai,yo-yo, eu nascí pra sofrë/ Fui oiá pra vocë, meus oinho fechö/ E quando os oio eu abri, quis gritá, quis fugi/ mas vocë, eu näo sei porque,/ vocë me chamou, ai yo-yo/ tenha pena de mim, meu sinho de Bonfim/ pode inté se zangá/ se ele um dia souber,/ que vocë é que é, o yo-yo de ya-ya/ chorei toda a noite e pensei nos beijos de amor que eu te dei/ yo-yo, meu benzinho do meu corazäo/ me leva pra casa, me deixa mais näo./"
-Bahia imortal de Ary Barroso e Luiz Peixoto. Cantada por Aracy:
" Salve a Bahia imortal/ do senhor do Bonfim, que toma conta de mim./ Terra tradicional, salve Säo Salvador/ O poeta Castro Alves,/ pai da gente de cor/ Bahia que nasceu e cresceu forte e varonil/ Terra que foi o berzo do Brasil."

No hay comentarios:

Publicar un comentario